Auxiliar de Vasco x Fla só voltará a atuar com cão-guia

Após não ver lance claro, auxiliar de Vasco x Fla passa a atuar com auxílio de cão-guia

Inovação. E não se trata do tira-teima, muito menos do recurso eletrônico. Para auxiliar árbitros com sérios problemas de visão, a CBF decidiu disponibilizar cães-guias. A medida já era debatida nos bastidores da entidade, mas a decisão foi acelerada depois do erro do auxiliar Rodrigo Castanheira, que não viu um gol claríssimo do Vasco contra o Flamengo. Castanheira terá o prazer de estrear a novidade.

A atuação do cão será simples: sempre que a bola ultrapassar a linha, o cachorro irá latir para ajudar o juiz posicionado na linha de fundo a enxergar o lance. O adestrador Geraldo Magela explicou: “Utilizamos um método de treinamento que praticamente elimina a possibilidade de erro. Aliás, sugiro que os árbitros passem pelo mesmo treinamento, seria muito bom para o futebol brasileiro”, disse Magela.

Questionado sobre a eficiência do cachorro, o presidente da CBF, José Maria Marin se mostrou confiante com a inovação e foi enfático: “Tecnicamente, vai ser igual à atuação do auxiliar, o cachorro não perde em nada para os nossos árbitros atuais. Aliás, só temos vantagens, porque o animal (ele fala do cão) é mais confiável. O cachorro é o melhor amigo do homem. Se não pudermos confiar nele, em quem confiaremos? Duvido que erre a favor de um time em troca de ração, por exemplo”, ironizou.

O cão de Castanheira, apelidado de Zico pelo próprio auxiliar, é um labrador de 06 anos, que foi treinado no CT do Flamengo.

Veja também

Leave a Comment