EXCLUSIVO: CBF anuncia mudança no formato do Brasileirão para 2015

EXCLUSIVO: CBF anuncia mudança no formato do Brasileirão para 2015

Em 2013, o SporTV transmitiu ao vivo a partida entre Fluminense x Portuguesa Imagens: Alladin
Em 2013, o SporTV transmitiu ao vivo a partida entre Fluminense x Portuguesa
Imagens: Alladin

Os times grandes brasileiros e o Palmeiras já podem se preparar para mudanças. O campeonato brasileiro já não é mais um espetáculo desde a época em que Túlio Maravilha ainda tinha 53 gols e Adriano Imperador não havia se tornado sommelier de cervejas.

O reflexo disso é a notória queda do número de torcedores nos estádios e principalmente da audiência dos jogos na TV. Um dos principais vilões de todo esse processo, segundo pesquisadores, antropólogos, proctologistas e apicultores, é o formato de pontos corridos, adotado no Brasil desde 2003. A Rede Globo já havia sinalizado a necessidade de uma mudança profunda no nosso futebol para que a audiência e o interesse geral pelo campeonato voltassem. A Alteração do formato é um componente essencial para isso.

Segundo Daryl Dixon, diretor de planejamento da CBF, a entidade resolveu adotar um formato inédito no futebol mundial, nomeado de “Pontos Recorridos”: “Cada vez mais vemos a ascensão dos ídolos dos tribunais no Brasil. Pontos que pareciam perdidos são recuperados e pontos que pareciam intocáveis são perdidos. É uma coisa surpreendente, que movimenta de verdade os ânimos das torcidas e com certeza dará uma dinâmica muito maior ao campeonato”.

Desta forma, a partir de 2015, o Brasileirão terá um turno de pontos corridos com jogos só de ia, do qual sairão oito times, que formarão o tão desejado mata-mata. Dessas disputas, surgirão os classificados para a Libertadores e, obviamente, o campeão nacional. A terceira disputa, chamada Habeas Copa, terá embates entre os clubes na Arena STJD. Sendo assim, os advogados de todas as equipes terão um mês para preparar material, verificando irregularidades nas equipes adversárias, em busca de uma virada de mesa.

“Além da disputa em campo, os advogados serão essenciais para as equipes conquistarem títulos, vagas ou a permanência na Série A. Por isso, os times serão obrigados a investir pesado em talentos do Direito e até mesmo formar novos advogados no próprio clube”, adiantou Dixon.

Em um ofício liberado pela CBF, alguns outros detalhes da nova regra foram divulgados:

  • Degustação de melecas de nariz e cuspes em campo durante a partida = -9 pontos
  • Utilização de chuteiras pretas = -4 pontos
  • Escalação de jogador irregular  = -10 pontos +10 pontos para o Fluminense
  • Emissão de mais de 0,05 mL de suor próximo a área = Pênalti para o Corinthians
  • Abrir o olho na área = Pênalti para o Flamengo
  • Possuir atletas com corte de cabelo semelhante ao do jogador Léo Moura = -3 pontos para o clube e 3 pontos para o Flamengo
  • Bola murchar durante a partida = -3 pontos para o mandante

O direito de transmissão do Habeas Copa de Pontos Recorridos é da TV Justiça. Contudo, alguns clubes mais familiarizados com o Tapetão já prepararam um canal exclusivo para seus torcedores: “As partidas do Fluminense no Habeas Copa serão transmitidas para os sócios do clube através de um canal exclusivo, o Premier Tribunal Clube. Teremos grande receita com este novo projeto e o torcedor vai aderir com certeza, já que foi possível constatar a aceitação dos nossos fanáticos nas partidas decisivas contra a Portuguesa em 2013”, disse o dono do clube Floriano.

Diversas faculdades já estão oferecendo cursos preparatórios para advogados que desejam participar do Brasileirão em 2015. Os cursos são realizados em quatro módulos:

  • Caí, e agora? A arte de plantar irregularidades nos adversários;
  • Como virar a mesa sem derrubar o Champanhe;
  • Opinião pública: um obstáculo entre você e a salvação;
  • Tapetão: muito mais do que a cama do seu cachorro;

Empolgados com o novo Brasileirão, os dirigentes do Tapetense até criaram bordões parecidos com o “Caiu no Horto, tá morto”, do Galo mineiro, como “Caiu no Tribunal, não rebaixa nem a pau” e “Caiu no STJD, não paga Série B”.

Veja também

Leave a Comment