Institutos de pesquisa erraram e Flamengo não tem a maior torcida do Brasil; confira o ranking real

Institutos de pesquisa erraram e Flamengo não tem a maior torcida do Brasil; confira o ranking real

Maior torcida do Brasil faz a festa na Série B (FOTO: Bonner)
Maior torcida do Brasil faz a festa na Série B
(FOTO: Bonner)

Os últimos levantamento dos institutos de pesquisa brasileiros trouxeram mais dúvidas do que certeza em diversos casos. Até o resultado das pesquisas de intenção de voto para presidente da República nas últimas eleições foram mais errados que um chute do Willian José em má fase.

Por isso, levantou-se a suspeita de ter havido algum engano também nas pesquisas realizadas para identificar qual é a maior torcida do Brasil. Preocupado, o Olé do Brasil decidiu ir a campo para divulgar, de uma vez por todas, qual clube tem o maior número de torcedores. O Data Olé entrevistou 95% da população brasileira. Isso mesmo: 95% da população brasileira, para não ter possibilidade de ocorrer um erro.

O resultado da pesquisa é surpreendente: o clube de maior torcida do Brasil é o Santa Cruz. O time pernambucano está entre os 100 clubes com melhor média de público no mundo e, sem dúvida, este fato ajuda a comprovar a legitimidade da pesquisa realizada pelo Data Olé.

Abaixo, o ranking real que apresenta de forma fiel as maiores torcidas do Brasil

  1. Santa Cruz
  2. Vasco
  3. Ceará
  4. Criciúma
  5. Botafogo
  6. Santos
  7. Bahia
  8. Náutico
  9. Sport
  10. Vitória
  11. Flamengo
  12. Palmeiras
  13. Corinthians
  14. Coritiba
  15. Cruzeiro
  16. Atlético-MG
  17. Grêmio
  18. Atlético-PR
  19. Internacional
  20. Fluminense

Alguns dados chamam atenção, como a queda de Corinthians e Flamengo. O motivo: os outros institutos contabilizavam árbitros e bandeirinhas como torcedores, fato que aumentava consideravelmente o número de fanáticos pelos dois clubes. A presença do Botafogo e do Santos no topo da tabela também tem explicação, segundo o diretor da pesquisa, Finazzi: “Nas pesquisas dos outros institutos, não se visitava asilos e praças onde senhores de idade ficam jogando dominó e gamão. Por isso, o número de santistas e botafoguenses era tão baixo”, disse.

O posicionamento do Criciúma também chama atenção e a explicação deste dado é ainda mais simples. A presença recente de Paulo Baier na equipe fez com que o Tigre ganhasse milhões de fãs pelo país e pelo mundo, aumentando consideravelmente o número de torcedores da equipe catarinense.

O resultado da pesquisa explica por que a audiência da transmissão do Brasileirão na televisão está tão baixa e vem caindo anualmente. As emissoras acreditavam que Flamengo e Corinthians possuíam as maiores torcidas do país e priorizavam esses times. Agora, a situação deve mudar e revolucionar a transmissão de futebol na TV.

O São Paulo não apareceu na lista, pois o número de torcedores encontrados foi irrisório.

Veja também

Leave a Comment