Por onde anda: Odvan, o zagueiro-zagueiro

Por onde anda: Odvan, o zagueiro-zagueiro

A seção “Por Onde Anda” mostra o que os ídolos do esporte mais apaixonante do mundo fazem depois de largarem o futebol. Quer matar a saudade do seu ídolo? Leia “Por Onde Anda”.

Odvan nasceu no Rio de Janeiro, em 1974. A inspiração para a criação do nome foi a música “O Divã”, gravada por Roberto Carlos, ex-lateral da seleção brasileira e do Real Madrid.

Odvan foi descoberto por um olheiro que observou o zagueiro jogando bola na rua. Enquanto o jogo rolava, os companheiros de time gritaram que um carro se aproximava. Contudo, Odvan não ouviu e acabou sendo atingido de frente por uma caminhonete Ford. Aquelas grandonas.

O carro estava em alta velocidade e bateu diretamente nas pernas de Odvan.  O lance foi classificado pelo próprio zagueiro como a primeira dividida forte da sua carreira. O automóvel levou a pior e foi enviado para um ferro velho; Odvan continuou jogando.

Essa e outras histórias comprovam que o craque, simplesmente, nasceu para ser zagueiro. Conversamos com o médico de zagueiros, Carlos Caneleira, que explicou por que acredita nisso.

“Quando Odvan tinha oito anos, foi mordido por um pitbull radioativo e, tal qual o Homem Aranha, acabou ganhando poderes especiais de cão de guarda. Por isso, nada passava por ele”, disse.

Como você e Durval sabem, zagueiro que é zagueiro não ri. Portanto, apesar de ser brincalhão, Odvan sabia que, por ser zagueiro-zagueiro, não podia sorrir. Entretanto, certa vez, o zagueirão chegou a esboçar um tímido sorriso ao saber da convocação para a seleção brasileira. Mas não sorriu, justamente para não perder a vaga entre os convocados. Afinal, Luxemburgo precisava de um zagueiro-zagueiro de verdade.

Durante toda a carreira, Odvan só pediu desculpas uma vez por uma entrada forte. O pedido foi feito ao seu treinador, pois o zagueiro pensou em pedir desculpas ao adversário. Até hoje o zagueiro se sente envergonhado por isso. Trata-se de um grande deslize, mas não manchou a carreira do craque.

Para se ter uma ideia do tamanho dos feitos do gênio, astros como Zidane, Ronaldo e Pelé já disseram em entrevistas que Odvan foi o zagueiro mais difícil que já enfrentaram.

Hoje, Odvan tem um escolinha para zagueiros, onde ensina aos meninos que: zagueiro não chora, não sorri e faz canela chorar.

Veja também

Leave a Comment