Cruzeiro fará amistosos na Disney para pagar por processo de plágio

Cruzeiro é processado por plágio de camisa do Pato Donald e fará jogo na Disney para pagar dívida

Durante a pausa no Campeonato Brasileiro para a disputa da Copa das Confederações, que acontece no Brasil entre os dias 15 e 30 junho, o Cruzeiro confirmou oficialmente que fará uma intertemporada de treinamentos e jogos nos Estados Unidos. O time mineiro aproveitará a folga no calendário para poder pagar uma dívida com a Walt Disney Company.

No começo do ano de 2013, ao lançar a nova coleção de uniformes, o Cruzeiro foi processado por plágio pela Disney, que alegou que o time celeste teria copiado fielmente a vestimenta de um dos seus principais personagens, o Pato Donald: personagem de desenhos animados dos estúdios de Walt Disney, criado em 1934. Donald é um pato branco, de pernas e bico alaranjados que veste sempre uma camisa azul e quepe de marinheiro.

Depois de uma verdadeira batalha nos tribunais, ficou comprovado que o time celeste realmente teria se aproveitado do design da roupa de Donald para a confecção de seu uniforme oficial de jogo. Em acordo, ficou combinado que o Cruzeiro faria um jogo gratuitamente nas instalações da Disney, nos Estados Unidos, com todos os custos pagos pelo time mineiro.

Outro fato polêmico na história, é que o adversário dos mineiros será outro time brasileiro que também teve problemas de direitos autorais com a Disney: o Fluminense.

O tricolor das laranjeiras, em uma brincadeira em seu site oficial, criou a campanha “Juntos Somos Poderosas”, na qual alguns jogadores do elenco apareciam vestidos na primeira página do site como as princesas mais famosas da Disney. A brincadeira não foi bem aceita pela empresa, que também acionou o Fluminense judicialmente.

Veja também

Leave a Comment