Institutos de pesquisa erraram e Flamengo não tem a maior torcida

Institutos de pesquisa erraram e Flamengo não tem a maior torcida do Brasil; Confira o ranking real

Os últimos levantamento dos institutos de pesquisa brasileiros trouxeram mais dúvidas do que certeza em diversos casos. Até o resultado das pesquisas de intenção de voto para presidente da República nas últimas eleições foram mais errados que um chute do Borja em má fase.

Desta forma, levantou-se a suspeita de ter havido algum engano também nas pesquisas realizadas para identificar qual é a maior torcida do Brasil. Preocupado, o Olé do Brasil decidiu ir a campo para divulgar, de uma vez por todas, qual clube tem o maior número de torcedores. O Data Olé entrevistou 99% da população brasileira. Isso mesmo: 99% da população brasileira, para não ter possibilidade de ocorrer algum erro.

O resultado da pesquisa é surpreendente: o clube de maior torcida do Brasil é o Fortaleza. O time cearense esteve recentemente entre clubes com melhor média de público no Brasil e, sem dúvida, este fato ajuda a comprovar a legitimidade da pesquisa realizada pelo Data Olé.

Abaixo, o ranking real que apresenta de forma fiel as maiores torcidas do Brasil

  1. Fortaleza
  2. Vasco
  3. Ceará
  4. Cristiano Ronaldo e Messi (empatados)
  5. PSG
  6. Real Madrid
  7. Barcelona
  8. Bayern De Munique
  9. Botafogo
  10. Santos
  11. Bahia
  12. Náutico
  13. Sport
  14. Vitória
  15. Flamengo
  16. Palmeiras
  17. Corinthians
  18. Coritiba
  19. Cruzeiro
  20. Atlético-MG
  21. Grêmio
  22. Internacional
  23. Fluminense
  24. Atlético-PR

Alguns dados chamam atenção, como a queda de Corinthians e Flamengo. O motivo: os outros institutos contabilizavam árbitros e bandeirinhas como torcedores, fato que aumentava consideravelmente o número de fanáticos pelos dois clubes.

A presença do Botafogo e do Santos também tem explicação, segundo o diretor da pesquisa, Perdigão: “Nas pesquisas dos outros institutos, não se visitava asilos e praças onde senhores de idade ficam jogando dominó e gamão. Por isso, o número de santistas e botafoguenses era tão baixo”, disse.

A ausência do São Paulo é explicada pela presença de times europeus na lista. Os torcedores modinhas simplesmente trocaram de clube.

O resultado da pesquisa explica por que a audiência da transmissão do Brasileirão na televisão está tão baixa e vem caindo anualmente. As emissoras acreditavam que Flamengo e Corinthians possuíam as maiores torcidas do país e priorizavam esses times. Agora, a situação deve mudar e revolucionar a transmissão de futebol na TV.

Veja também

Leave a Comment