Para poder se movimentar e melhorar seu rendimento, Fred usará exoesqueleto na Copa
Um paraplégico deu um chute simbólico em uma bola de futebol na abertura da Copa do Mundo utilizando o exoesqueleto, robô que decodifica sinais cerebrais e realiza movimentos. O lindo acontecimento, que entrou para a história, infelizmente recebeu pouca atenção da Fifa e da mídia em geral. Contudo, o equipamento deve ser utilizado novamente na Copa. Mas, desta vez, por um jogador profissional.
O matador Fred, que até agora não justificou sua convocação, vai usar o exoesqueleto durante a Copa do Mundo, com o objetivo de melhorar seu rendimento e conseguir se movimentar. A sugestão foi do próprio criador do equipamento, o neurocientista Miguel Nicolelis, que é fanático por futebol e deseja ver o Brasil ser campeão do mundo em casa.
“Dá para notar claramente que o atacante Fred não consegue se movimentar, muito menos chutar a bola. Acho que o exoesqueleto ajudará o nosso atacante a melhorar seu rendimento e finalmente voltar a marcar pelo Brasil. Acho que é a última aposta do técnico Felipão para mantê-lo no time”, disse Nicolelis.
Fred não se mostrou chateado com a situação e comentou a utilização do exoesqueleto: “Tenho que admitir que não estou em boa fase e o equipamento vai ser o meu apoio nos jogos. Para mim, o exoesqueleto vai ser na Seleção Brasileira o que o tapetão é no Fluminense. Ou seja, vai resolver a minha vida”, disse.
A Fifa só aprovou a utilização do equipamento depois que o advogado do Fluminense entrou com um recurso para o Brasil.